Eventos

Versão em inglês

O foco importante de atuação do LEME é a organização de eventos científicos, como palestras e seminários, para discutir temas sensíveis ao universo da Comunicação e Esporte, reunindo pesquisadores, profissionais da área e outras lideranças.

Entre os principais eventos já realizados estão Seminário Internacional “Copa América – 2019: Esporte, mídia, identidades locais e globais”; Seminário “Clube Empresa: histórico, impactos reais e abordagens alternativas”, 2019; Seminário “#Maraca70: mídia, memória e patrimônio” (em formato on-line), 2020; Mesa Redonda no Cinefoot 11, 2020; Webinário “Futebol, Sociologia e Comunicação – reflexões sobre a obra de Ronaldo Helal”, em parceria com o Ludopédio e o LESP/FGV, 2021; Seminário “Agora é com elas: 30 anos da copa do mundo de futebol de mulheres”, 2021; Seminário “Virada Histórica: 100 anos o centenário das ‘camisas negras’ e o racismo no futebol”, 2023; Seminário “Nos Gramados da Democracia: reflexões sobre esporte e mídia”, 2023. Boa parte das palestras realizadas desde 2019 (e algumas anteriores) se encontram registradas e disponibilizadas em nosso canal no YouTube.

 

100 Anos da Resposta Histórica: antirracismo e antilgbtfobia no futebol Novembro de 2024

O LEME, em parceria com o LACON, realizou o evento 100 anos da Resposta Histórica: antirracismo e antiLGBTfobia no futebol em 25 de novembro na UERJ. O objetivo do evento foi discutir as pautas contra o racismo e contra a LGBTfobia no esporte mais popular do país a partir do centenário da Resposta Histórica do Vasco.

Com a intenção de unir os significados sociais dos dois posicionamentos do clube, o evento contou com uma mesa composta por estudiosos envolvidos nas pautas em defesa do povo negro e LGBTQIAPN+ no futebol. Os convidados foram Creso Almeida – Vice-presidente do Instituto Guará – Lendários, José Nilton Júnior – Coordenador de antirracismo e diversidade da CBF e colaborador do Vasco da Gama, Tanguy Baghdadi – Professor e Mestre em Relações Públicas Internacionais pela PUC-Rio e Nando Gald, criador de conteúdo e torcedor do Vasco.

 

Museus e memória do Futebol no Rio de Janeiro: o caso do Fluminense Football Club, em parceria com a FGV Outubro de 2024

No Rio de Janeiro, em fevereiro de 2024, após anos de desenvolvimento do projeto vinculado ao Flu-Memória, foi inaugurado o Museu do Fluminense, situado nas dependências do clube, no bairro das Laranjeiras, sob a curadoria, entre outros, da atriz, diretora e cenógrafa Bia Lessa.

A segunda edição do evento sobre o Museu do Fluminense Football Club foi realizada no dia 18 de outubro na FGV. Para continuar o debate sobre Museus e memórias foram convidados os professores e pesquisadores: Dhaniel Cohen (Curador e pesquisador/Flu-Memória), Fernando Vale Castro (Professor-doutor do Instituto de História/UFRJ) e Leandro Carvalho (Professor-doutor do Departamento de Educação/UERJ).

 

Museus e memória do futebol no Rio de Janeiro: o caso do Clube de Regatas do Flamengo, em parceria com a FGV Março de 2024

Um dos fenômenos recentes da realidade futebolística no mundo é a criação de museus e espaços de visitação aos clubes, aos estádios e às arenas esportivas contemporâneas. A visita a esses emergentes cenários expositivos e a esses novos “lugares de memória” do futebol é uma tendência clubística disseminada em nível nacional e internacional.

Em 2023 foi inaugurado o Museu do Flamengo, situado nas dependências do clube, no bairro da Gávea. Como foi elaborado seu conceito expográfico? Que personagens, situações e eventos foram eleitos pela curadoria para narrar sua história? Como avaliar as relações da história pública com o turismo e o marketing esportivos propiciados pela “sedução da memória”, em plena era dos museus interativos e de entretenimento?

Para debater essas questões reunimos junto à FGV, no dia 15 de março, pesquisadores e integrantes da equipe técnica deste Museu, tendo por caso empírico o recém-inaugurado espaço museal do Clube de Regatas do Flamengo. Entre os convidados estiveram Ariane Corrêa (Departamento de Patrimônio Histórico/CRF), Bernardo Buarque (Escola de Ciências Sociais/FGV CPDOC), Guilherme Tardelli (Departamento de Patrimônio Histórico/CRF, Luis Fernando Fadigas (Vice-presidente de Patrimônio Histórico/CRF) e Renato Coutinho (Instituto de História/UFF).


VI Seminário LEME – Nos Gramados da Democracia
Agosto de 2023

O seminário nos Gramados da Democracia promoveu a divulgação de cunho acadêmico e transdisciplinar, falando sobre a relação entre democracia e esporte.
O evento contou com a participação de grandes representantes das áreas de comunicação, esporte, mídia e cultura nas mesas realizadas durante os três dias de evento, como Caco Barcellos (Globo), Marcelo Barreto (Sportv), Fabi Alvim (Sportv), Márcio Guerra (UFJF), Lívia Magalhães (UFF), Adriano Freixo (UFF), Renato Coutinho (UFF), Rosana da Câmara (UFF) e Cláudio do Carmo, presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg). Também participaram pesquisadores do evento do LEME como o coordenador, professor Ronaldo Helal (UERJ), Filipe Mostaro (UERJ), Nicolás Cabrera (UERJ/CONICET). As temáticas debatidas nas mesas foram “Movimentos sociais de torcedores”, “Esporte, democracia e diversidade”, “Futebol, política e memória” e “Copa do Mundo, imaginários e jornalismo”. Além das mesas, o seminário contou com três grupos de trabalho: “Esporte, cidade e identidade”, “Mídia, esporte e identidade” e “Estádios, arenas e modos de torcer”, coordenados por Édison Gastaldo (CEP – Forte Duque de Caxias ), Ana Viemeiro (UFMG), Fausto Amaro (LEME/UERJ), Camila Augusta Pereira (LEME/UERJ), Nicolás Cabrera (LEME/UERJ), Irlan Simões (LEME/UERJ) e Sérgio Souto (UERJ). Foram recebidos mais de 40 artigos de autores de todo o Brasil para apresentação e debate em grupos de trabalhos.


 

Virada Histórica – O centenário das “camisas negras” e o racismo no futebol
Junho de 2023

Para comemorar o centenário das “camisas negras” e debater o racismo no futebol, o LEME promoveu o seminário em agosto de 2023. O evento integrou a disciplina Estágio Curricular Supervisionado, ministrado pelo professor Fausto Amaro, e buscou discutir as repercussões do pioneirismo vascaíno e a atualidade do debate sobre preconceito e inclusão no esporte.

Compondo uma bancada de palestrantes, o evento contou com Antonio Jorge Soares, professor titular da Faculdade de Educação da UFRJ, e Walmer Peres, coordenador do Centro de Memória do Clube de Regatas Vasco da Gama. Já a mediação ficou a cargo de Hugo Moraes, doutor em História Comparada pela UFRJ. O seminário foi divulgado em diversos meios acadêmicos e jornalísticos, além de redes sociais, atraindo a atenção e a presença na UERJ de um amplo público que atende às palestras no Auditório da UERJ.

 

V Seminário LEME – Agora é com elas: 30 anos da Copa do Mundo de Futebol de Mulheres
Novembro de 2021

Para comemorar os 30 anos da primeira edição oficial da Copa do Mundo de Futebol Feminino, o LEME especifica seu quinto seminário internacional, intitulado “Agora é com elas”. Além de comemorar os dados, o evento também possibilitou analisar alguns aspectos da trajetória do futebol feminino no Brasil e na América do Sul. O evento contorno com apresentação de trabalhos no formato on-line, divididos em dois GTs, História, memórias e resistências, coordenado por Leda Costa, e Futebol feminino nos rastros da profissionalização, coordenado por Carol Fontenelle. Foram recebidos 20 trabalhos com discussão sobre as dimensões históricas e sociais da trajetória do futebol no Brasil e no mundo, a dimensão da mulher torcedora, os obstáculos e horizontes futuros para as mulheres no exercício de algumas funções externas ao universo esportivo. Foram dois dias com apresentações e debates nos GTs. Foram realizadas ainda mesas de debate com os temas “Mulheres que inspiram outras mulheres”, “Memórias em campo: o percurso do futebol de mulheres no Museu do Futebol” e “O futebol das mulheres na América Latina: visibilidade e investimento”. As mesas contaram com as participações de palestrantes e mediadoras como Claudia Silva (consultora de Comunicação da Fundação Ford no Brasil), Dilma Mendes (técnica do time masculino do Vitória/Camaçari e da Seleção Brasileira feminina de futebol 7), Silvana Goellner (professora titular aposentada da UFRGS), Camila Aderaldo (coordenadora do centro de referência do Museu da Língua Portuguesa), Angélica Angelo (gestora cultural e educadora do Museu do Futebol), Rafael Alves (editor-chefe e criador do site Planeta Futebol Feminino), Olga Bagatini (assessora de Comunicação do Museu do Futebol), Aira Bonfim (mestre em História pela FGV), Ana Lorena Marche (coordenadora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol ), Julia Hang (diretora do projeto de extensão “Em direção a clubes inclusivos: jogar, gerenciar, treinar e dirigir com perspectiva de gênero para erradicar as violências”) e Camila Augusta Pereira (LEME/UERJ).


 

IV Seminário LEME – #Maraca 70: mídia, memória e patrimônio
Outubro de 2020

O LEME especifica o seminário para comemorar o aniversário de 70 anos de inauguração do Estádio Mário Filho, o Maracanã, vizinho da UERJ. O evento ocorreu no formato on-line, por conta da pandemia. A programação contém mesas de debate e espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos. Ao todo, o seminário recebeu 60 resumos expandidos, divididos em três grupos de trabalho, “Esporte, cidade e identidades”, coordenado por Carol Fontenelle; “Mídia, esporte e representação”, coordenada por Álvaro do Cabo; e “Estádios, arenas e os modos de torcer”, coordenados por Irlan Simões.

O evento contou com três mesas temáticas: “O Maracanã na literatura e na arte”, “Os artistas do jogo e o Maracanã”, “Maracanã: patrimônio cultural e palco de megaeventos”, além de conferências de abertura e encerramento. Entre mediadores e palestrantes participaram Carol Barcellos (Tv Globo), Vanessa Riche, Leda Costa (LEME/UERJ), Gisella Moura (Mestre em História Social e Cultural – UFRJ), Luiz Simas (Escritor, professor e mestre em História Social pela UFRJ ), Bernardo Buarque de Hollanda (professor da Escola de Ciências Sociais da FGV e pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea), Álvaro do Cabo (LEME/UERJ e Doutor em História Comparada – UFRJ), Edson Mauro (Globo/CBN), Luis Roberto (Globo/Sportv), Ronaldo Helal (LEME/UERJ), Vivian Fonseca (Coordenadora do Programa de História Oral e da Licenciatura em História da Escola de Ciências Sociais/ CPDOC da FGV e Professor Adjunto do Departamento de História da UERJ), Arlei Damo (Pesquisador do CNPQ), Antônio Jorge Soares (Professor titular e pesquisador da UFRJ), Filipe Mostaro (LEME/UERJ), Juca Kfouri (Escritor, jornalista e comentarista esportivo), Marcelo Barreto (Sportv e mestre pela UERJ) e Ricardo Freitas (Vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e coordenador do Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo – Lacon).

A divulgação do evento, por meio da hashtag “maraca70”, aumentou o alcance das publicações, principalmente no Instagram. Nessa rede, o LEME interagiu com o perfil oficial do Maracanã e os palestrantes divulgaram o evento em seus perfis pessoais.

 

III Seminário LEME – Copa América 2019: identidade, mídia, identidades locais e globais Abril 2019

Para promover uma discussão sobre o futebolístico e esportivo de um modo geral, o seminário trouxe para o centro do debate a realização da Copa América de 2019, no Brasil, e os cem anos da primeira conquista internacional da seleção brasileira. O evento contou com ampla participação de pesquisadores de vários estados do Brasil e de outros países. A mesa de abertura do seminário, “Eventos e megaeventos esportivos na América: identidades e espetáculo”, contou com a presença de David Wood (Universidade de Sheffield), Pablo Alabarces (Universidade de Buenos Aires), Simoni Lahud Guedes (UFF), e a mediação do coordenador do LEME, professor Ronaldo Helal. Mais duas mesas tiveram grande público, “Cidade e Megaeventos”, com Ricardo Freitas (Lacon/UERJ), Rosana da Câmara (UFF), Gilmar Mascarenhas (UERJ) e mediada por Irlan Simões (LEME/UERJ); e “Cidades esportivas na América: História, mídia e política”, com Lívia Magalhães (UFF), Victor Andrade (UFRJ), Sérgio Settani Giglio (UNICAMP), e mediada por Leda Costa (LEME/UERJ). O seminário contou com três grupos de trabalhos que recebeu 33 artigos, apresentados em dois dias do evento. Os GTs “Esporte, cidade e identidades”, “Mídia, esporte e representação” e “Estádios, arenas e modos de torcer” foram mediados por Carol Fontenelle, Álvaro do Cabo e Irlan Simões, nessa ordem. A proposta do Seminário gerou o e-book Esporte, mídia, identidades locais e globais , com artigos desenvolvidos a partir dos resumos expandidos apresentados nos GTs do evento. A organização do e-book é do coordenador do LEME, professor Ronaldo Helal, da professora Leda Costa (LEME/UERJ) e da pesquisadora Carol Fontenelle (LEME/UERJ).




 

Seminário Mídia e Memória dos clubes de futebol brasileiros
Novembro de 2018

O seminário teve como objetivo convidar o público para um debate sobre o papel dos centros de memória dos clubes de futebol enquanto importantes espaços de preservação da história não só do futebol, mas do esporte no Brasil. O evento ofereceu uma oportunidade de divulgação dos projetos de conservação de memória dos clubes, assim como contribuído para o diálogo entre essas instituições e o campo de produção acadêmica a respeito dos esportes.
A mesa do evento contorno com auditório do PPGCom/UERJ lotado e teve como convidados representantes dos centros de memória do Clube de Regatas Vasco da Gama, do Esporte Clube Vitória e do Clube de Regatas do Flamengo, como Adílio Jorge Marques (Clube de Regatas Vasco da Gama), Walmer Peres Santana (Historiador do Clube de Regatas Vasco da Gama), Rodrigo Saboia (Gerente de Patrimônio Histórico do Clube de Regatas do Flamengo), Taísa Pires (Museóloga do Flamengo do Clube de Regatas do Flamengo), Gabriela Dias (Historiadora do Clube de Regatas do Flamengo). O pesquisador do LEME Irlan Simões foi o mediador do debate.

 

Seminário Mulheres Esportivas: Mídia, Memória e Representação Novembro de 2018 O seminário realizado em 2018 buscou evidenciar a relevância significativa da participação de mulheres na história do esporte. O LEME propôs um debate reunindo pesquisadores e profissionais para refletir sobre os fatores relacionados a aspectos esportivos e reivindicações e lutas das mulheres por igualdade de direitos e participação em espaços que ainda impõem restrições de participação feminina no universo esportivo.


O evento contou com três mesas temáticas: “Mulheres no esporte: história, memória e representação!”, “Mulheres nas arquibancadas concretas e virtuais” e “Mulheres no jornalismo esportivo”. Participaram dos debates Aira Bonfim (FGV), Mariane Pisani (USP), Leda Costa (LEME/UERJ), Pamella Lima (UERJ), Rosana da Câmara Teixeira (UFRJ), Gustavo Bandeira (UFRGS), Penélope Toledo (Coletivo Mídia, futebol e democracia), Martin Curi (UFF), Fausto Amaro (LEME/UERJ), Carol Barcelos (Globo), Carla Matera (Escola de Rádio), Martha ESteves (ACERJ) e o coordenador do LEME, professor ROnaldo Helal.

 

Evento de lançamento do documentário “Segunda Pele Futebol Clube” Maio de 2017

O evento promoveu o lançamento do primeiro documentário do LEME, “Segunda Pele Futebol Clube”. Em 55 minutos de boas e histórias engraçadas, André Larangeira (camisas do Botafogo), André Moura (camisas retrô), Arthur Guilherme (camisas da Seleção brasileira), Claúdio Burguer (camisas de Times “pequenos” do Rio), Márcio Adler (camisas do Fluminense e vezes estrangeiros), Vítor Eidelman (camisas do Flamengo) e Paulo Pires (camisas do Vasco) contam por que caíram a colecionar, as loucuras feitas e como obter peças raras de seus acervos. O filme mostra não apenas sete torcedores apaixonados por seus tempos do coração, mas verdadeiros guardiões de um patrimônio cujo valor histórico é incalculável.
O evento de lançamento do documentário contorno com a exibição do filme, uma mesa-redonda formada pelo coordenador do LEME, professor Ronaldo Helal, e pela antropóloga Shirley Alves Torquato (LeMetro IFCS/UFRJ), que debateram questões abordadas no filme, como identidades culturais e consumo. Os colecionadores que participaram das gravações também apresentaram e expuseram algumas de suas camisas mais importantes, além de responder às perguntas do público.

 

II Seminário LEME – Jogos Olímpicos, Mídia e Cultura Dezembro de 2016

Em agosto de 2016, o Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que geraram impactos profundos no cotidiano da cidade e suscitaram inúmeras discussões na sociedade civil e na imprensa. Diante de uma quantidade crescente de informação, o evento organizado pelo LEME buscou refletir sobre o legado deixado pelos Jogos e as percepções sobre o Brasil e sobre o Rio de Janeiro. 

O seminário contou com pesquisadores e convidou que são referências na área de esporte. As mesas temáticas e os fóruns ocorreram no auditório das Faculdades Integradas Hélio Alonso, parceiro do LEME na promoção do evento. Nas mesas, o seminário contou com a participação de Luiz Fernando Rojo (UFF), Débora Garaes (ESPN Brasil), Leonardo Maturana (Sportv), Victor Andrade de Melo (UFRJ), Martin Curi (UFF), Marcelo Barreto (Sportv), Tim Vickery (BBC – Sportv), além de pesquisadores do laboratório, como Leda Costa, Juan Silvera, Tatiane Hilgemberg, Hugo Lovisolo e Álvaro do Cabo. Os fóruns foram divididos em dois eixos temáticos, “Comunicação, esporte e cultura” e “Comunicação consumo e eventos”, contando com 10 trabalhos apresentados.

 

I Seminário LEME – Copa do Mundo, Mídia e Identidades Nacionais Setembro de 2014

Em 2014, ano de sua fundação, o laboratório especificações seu primeiro seminário internacional para debater a Copa do Mundo de 2014, a cobertura midiática e os impactos culturais e identitários do megaevento. O seminário contou com fóruns, minicursos, mesas temáticas e palestras que reuniram grandes pesquisadores.

Entre os presentes convidados estiveram Pablo Alabarces (UBA), Édison Gastaldo (UFRRJ), Mauricio Drummond (UFRJ), Bernardo Buarque de Holanda (FGV), José Carlos Marques (UNESP), Luis Henrique Toledo (UFSCAR), Simoni Guedes (UFF) , Martin Curi (UFF), Marcelo Barreto (Sportv), Lúcio Castro (ESPN), Sidney Garambone (Globo), Wanessa Canellas (Rádio Globo), Márcio Guerra (UFJF) e Samuel Martinez (Universidade Iberoamericana do México), além de pesquisadores do laboratório (Ronaldo Helal, Fausto Amaro, Filipe Mostaro, Alvaro do Cabo, Francisco Brinati e Hugo Lovisolo).