Equipe | Projetos | Grupo de Pesquisa | Parceiros
O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) foi fundado em 2014, com o apoio do CNPq, por iniciativa dos professores Ronaldo Helal, Fausto Amaro e Filipe Mostaro. Trata-se de um projeto de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, resultado de um trabalho desenvolvido há mais de 25 anos pelo Grupo de Pesquisa “Esporte e Cultura”, coordenado pelo professor titular da UERJ Ronaldo George Helal. Desde 2018, o laboratório é também uma Unidade de Desenvolvimento Tecnológico, subordinada ao Departamento de Inovação da UERJ.
A missão primordial do LEME é a difusão do conhecimento acadêmico para além dos muros da academia, visando o fortalecimento do grupo de pesquisa e o estabelecimento de laços com professores e pesquisadores de outras IES do Brasil e do exterior. O trabalho do LEME estimula as pesquisas produzidas pelos seus integrantes para que não se restrinjam apenas às publicações em revistas científicas e apresentações em congressos, mas que possam fornecer subsídios para o ensino no âmbito de graduação e pós-graduação e também para os projetos de divulgação científica produzidos pelo laboratório.
Com esse intuito, o laboratório conta com vários projetos científicos:
. O blog “Comunicação, Esporte e Cultura”, lançado em 2010 e que já publicou mais de 1.170 textos;
. O podcast “Passes e Impasses”, criado em 2019 e disponível em diversas plataformas e que já conta com mais de 60 episódios publicados;
. O boletim bimestral Replay, com mais de 30 edições;
. Entrevistas, palestras e documentários produzidos para o canal do laboratório no YouTube.
Enquanto Unidade de Desenvolvimento Tecnológico do Departamento de Inovação da UERJ, o LEME busca : a) estimular a manutenção e o crescimento das atividades do laboratório na Faculdade de Comunicação Social; b) produzir regularmente conteúdos originais sobre as temáticas de interesse do laboratório, voltados à educação e à popularização da ciência; c) difundir esse conteúdo por meio do blog do laboratório, do podcast (Passes e Impasses), do boletim (Replay) e de nossas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube; d) organizar seminários acadêmicos com o propósito de fomentar o debate sobre a interface mídia e esporte; e) eventualmente, realizar cursos de extensão, oficinas ou minicursos.