O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte e o Laboratório de Estudos do Esporte (LESP/FGV-CPDOC) atuarão conjuntamente na divulgação e organização da palestra ministrada pelo sociólogo e professor Fernando Segura Trejo, no dia 12 de novembro, às 15hs, no auditório 1014 da Fundação Getúlio Vargas.
A palestra terá como tema “Lionel Messi e a construção da carreira internacional do jogador de futebol: uma abordagem sociológica”. O “camisa 10” do Barcelona e da seleção argentina nasceu em Rosário, mas, ainda criança, já estava vinculado às categorias de base do Barcelona-ESP, que viu no pequenino jogador um gênio em potencial. A expectativa se confirmou anos mais tarde com os 7 títulos do campeonato espanhol, os 4 da Liga dos Campeões da Europa, os 2 do Mundial de Clubes da FIFA, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e as 4 premiações como o melhor jogador do mundo, de 2009 a 2012.
Conforme divulgado pela FGV, “a apresentação focaliza as origens sociais e a trajetória profissional do futebolista argentino Lionel Messi. Serão debatidas a construção biográfica do atleta, a relação com a identidade nacional platina, a projeção midiática do jogador e as particularidades da idolatria clubística no caso do Barcelona”.
Sociólogo nascido no México, mas radicado na Argentina, Fernando Trejo tem como objetos de pesquisa “o futebol como desenvolvimento social” e “violência no esporte mais popular do planeta”. Filiado ao Centro de Investigação e Docência Econômica da Cidade do México e à Fundação Getúlio Vargas, Trejo concedeu entrevista ao LEME, em junho deste ano, analisando sua trajetória acadêmica, a ligação com o futebol e inclusão social: