Parceiros

English Version

Equipe | Projetos | Grupo de Pesquisa | Parceiros

O Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon) foi fundado em 2012, graças aos recursos de um edital da Faperj e é coordenado pelo professor Ricardo Ferreira Freitas, estando vinculado à linha de pesquisa “Cultura de Massa, Cidade e Representação Social” do PPGCom da UERJ.

Junto ao LEME, o Lacon atua na organização de eventos e no intercâmbio de estudos sobre esportes, consumo e cidades com o objetivo de apresentar pesquisas na promoção do conhecimento científico.

O objetivo do portal é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol, com foco no diálogo entre o futebol e as Ciências Humanas. Com proposta independente, a proposta é reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol, que atualmente encontram-se dispersas.

Os pesquisadores do LEME são colaboradores do portal com a publicação de suas pesquisas e artigos, bem como na divulgação e realização de eventos.

O CINEfoot é o único festival de cinema sobre futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. Inaugurado em 2010, já realizou treze edições regulares consecutivas no Brasil, sete na Argentina, outras cinco em Portugal, além de sete edições especiais, transformando-se numa referência no circuito mundial de festivais de cinema esportivo.
O CINEfoot conta com apoio incondicional da torcida futeboleira, consolidando essa aliança fascinante e popular entre cinema e futebol, despontando como único festival de cinema feito para encantar espectadores e torcedores.
O LEME atua junto ao CINEfoot na promoção do festival e com participação de seus pesquisadores nos eventos como mesas redondas e debates.

Criada em 7 de abril de 1908, seu principal objetivo era assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais e tornar-se um centro de ação. Segundo seu idealizador Gustavo de Lacerda, a Associação deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa.

Como disse em 1969 um ex-presidente da Casa, Fernando Segismundo, “além das finalidades fundamentais, a associação deve interpretar o pensamento, as aspirações, os reclamos, a expressão cultural e cívica de nossa imprensa; preservar a dignidade profissional dos jornalistas — e não apenas a de seus sócios; acautelar os interesses da classe; estimular entre os jornalistas o sentimento de defesa do patrimônio cultural e material da Pátria; realçar a atuação da imprensa nos fatos da nossa história; e colaborar em tudo que diga respeito ao desenvolvimento intelectual do País”. (https://www.abi.org.br/institucional/historia/).

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) constitui um espaço interdisciplinar de reunião para discentes de graduação e de pós-graduação, além de pesquisadores em nível de pós-doutoramento. Trata-se de um laboratório aberto a todos que queiram intercambiar ideias e apresentar suas pesquisas em seminários dedicados à análise da presença esportiva no mundo moderno e contemporâneo.

A coordenação do laboratório é dos professores Bernardo Buarque de Hollanda, Jimmy Medeiros e Vivian Fonseca. A parceria do LESP com o LEME visa a promover eventos para a divulgação do conhecimento sobre o universo do esporte, por meio do intercâmbio entre seus pesquisadores e organização de eventos.

  • Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme)

A Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme) surgiu em agosto de 2020 com o objetivo de fortalecer e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas por estudantes e professoras/es nordestinas/os com vínculo com programas de graduação e pós-graduação e que estudam questões ligadas ao esporte principalmente, mas não só, a sua repercussão na mídia, a partir da Comunicação e áreas afins nas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Atualmente, a rede conta com representação de discentes e docentes dos nove estados do Nordeste. 

A descrição do nome ReNEme parte de uma adaptação do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME), a quem o grupo padrinho considera padrinho por, inclusive,  se apresentar pela primeira vez publicamente, em 4 de setembro de 2020, no “Encontro do Leme” sobre “O cenário da pesquisa em Comunicação e Esporte no Nordeste”. De lá para cá, mais pessoas da rede publicam periodicamente no site “Comunicação e Esportes” e o ReNEme contou com apoio do LEME nas duas edições da Jornada Nordestina de Pós-Graduandas/os em Comunicação e Futebol (2020/2022).

Localizado nas arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. É um museu, portanto, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural.

O museu é administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, entidade privada sem fins lucrativos que presta serviço público de interesse da comunidade. Parte dos recursos disponibilizados para a administração do Museu do Futebol provém do Estado e parte provém de captações realizadas pela própria entidade com venda de ingressos, locações para eventos, patrocínios etc.