A Recorde: Revista de História do Esporte abre chamadas de trabalhos sobre Mídia, Esporte e Tecnologia

Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as contribuições de artigos para a Recorde: Revista de História do Esporte para o dossiê “Mídia, Esporte e Tecnologia“, que tem como objetivo explorar a intrincada relação entre esses três domínios. Os editores convidados são Marcio Telles (UTP), Carlos d’Andrea (UFMG) e Markus Stauff (Universidade de Amsterdã).

Segundo a revista, os artigos devem ser dos tópicos abaixo, não se limitando a eles:
Perspectivas históricas sobre tecnologia no esporte;

Aumento e mudança de interação entre as lógicas do esporte e da mídia: midiatização dos esportes / esportificação da tecnologia da mídia;

Negociações globais, nacionais e locais de inovações tecnológicas;

Fandom esportivo no mundo digital (especialmente mídias sociais e móveis);

Transformações tecnológicas na transmissão esportiva e no jornalismo esportivo;

Inovações tecnológicas na organização e arbitragem de esportes (por exemplo, Video Assistant Referee, Hawk Eye e mudanças nas ideias de justiça ou transparência) e sua percepção pública;

Big Data e IA na análise de desempenho e na cobertura midiática de esportes (por exemplo, quantificação de jogos, automação de notícias esportivas);

Interação dos esportes com a cultura digital (por exemplo, apostas esportivas online, jogos de vídeo esportivos, jogos de fantasia);

Dimensões econômicas, políticas e institucionais das inovações midiáticas / tecnológicas no esporte.

Os interessados em contribuir com o número especial devem enviar seus artigos originais, seguindo as diretrizes de submissão da Revista Recorde, para o e-mail grupodepesquisa100@gmail.com. Os artigos devem ter até 80.000 palavras e podem ser escritos em inglês, português, francês ou espanhol. 

A divulgação dos resultados da avaliação será feita até 1º de março de 2024, e a publicação está prevista para junho de 2024, às vésperas das Olimpíadas.

Confira o call for papers completo:

CFP em português

CFP em inglês

Deixe uma resposta