Na terça, dia 4, a partir das 9h, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), acontecerá uma série de mesas-redondas sobre o legado de João Saldanha, o “João Sem Medo”, e da crônica esportiva, gênero em que o escritor e técnico dá seleção brasileira entre fevereiro de 1969 e março de 1970, foi expoente, ao lado de nomes como Mário Filho e Nelson Rodrigues. A entrada é franca.
A organização é do professor Victor Andrade de Melo,do Laboratório de Esporte e Lazer da UFRJ, e do jornalista Eraldo Leite, presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ) e comentarista da Rádio Globo. Entre os palestrantes convidados, estarão os articulistas do blog “Comunicação, Esporte e Cultura” Filipe Mostaro, Leda Costa e Álvaro do Cabo.
Confira a programação completa:
– 9h: Abertura
– 9h30: Mesas-redondas:
1) “Os primórdios da crônica esportiva”, com Victor Andrade de Melo.
2) “O “Jornal dos Sports”, Nelson Rodrigues e a crônica esportiva”, com André Alexandre Guimarães Couto.
3) “Os Cronistas e a Copa do Mundo”, com Álvaro do Cabo.
4) “Heróis, bandidos, glórias e tragédias: a crônica esportiva e a criação de mitos”, com Leda Costa.
5) “O esporte televisionado: um novo gênero de crônica?”, Com Filipe Mostaro.
– 12h: Almoço
– 14h: “O futebol, a crônica e os comentaristas: o olhar dos jornalistas”, com Eraldo Leite (mediador), professor Ivan Cavalcanti Proença e os jornalistas Márcio Guedes, Lúcio de Castro e Ricardo Gonzalez.
No evento, haverá também a venda do livro “As 100 melhores crônicas comentadas de João Saldanha”. Cartões de crédito e débito serão aceitos no ato da compra.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) fica na R. Araújo Porto Alegre, 71 – Centro, Rio de Janeiro.