Friedenreich, o primeiro craque brasileiro

As obras no entorno do Maracanã preveem a demolição da Escola Municipal Friedenreich. Mas afinal, quem foi este jogador brasileiro do início do século XX? Depoimento do professor da UERJ e pesquisador de futebol, Ronaldo Helal. Confira aqui.

Apresentação, produção e edição: Rafael Leivas

Ano: 2012

Coordenação: Marcelo Kischinhevsky

Produção: AudioLab Uerj – Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS UERJ).

5 thoughts on “Friedenreich, o primeiro craque brasileiro

  1. Mestre Helal:
    Já tem quase dois anos que descobri, no acervo da Editora Gol (do jornalista Milton Pedrosa, que ganhei por amizade com os filhos-herdeiros do riograndensedonorte) a autobiografia de Arthur Friedenreich e mais de cem fotos centenárias, nas quais o craque e seu ghost-writer Paulo Várzea identificavam com zelo. Descobri com isso que o nosso craque-mulato planejava com cuidado e numa surdina inexplicável o lançamento da sua biografia no começo dos anos 1970. Na documentação que integra essa preciosidade, “o santo graal do futebol brasileiro” – no dizer do jornalista Guilherme Roseguini, que me entrevistou sobre a descoberta para o Esporte Espetacular –, o contrato de edição de Dª. Joana com Milton, além de cartas de Araken Patusca e Afrodísio Xavier, mais dedicatória manuscrita de Leônidas da Silva. De lá pra cá, tentei de tudo para lançar o livro. O marketing do São Paulo FC me contatou mas “não tem dinheiro”. O CA Paulistano nem me respondeu. E a Ambev me disse não em menos de 24 horas, alegando que o escopo do seu marketing não completava projetos como o meu. Logo ela, a quem “El Tigre” dedicou 25 anos de sua vida, como garoto-propaganda depois de pendurar as chuteiras.
    Saudações Botafoguenses,
    Cesar Oliveira

  2. Boa noite,
    A obra sobre a vida de Arthur Friedenreich foi redigida por meu avô, Paulo Várzea, amigo do craque e jornalista esportivo.
    A obra completa e finalizada encontra-se com minha família, em especial com minha mãe, herdeira e detentora dos direitos autorais e das reais informações a respeito. Grande acervo com fotos inéditas que serão publicadas oportunamente.
    Grata pela atenção,

    Viviane

Deixe uma resposta