As obras no entorno do Maracanã preveem a demolição da Escola Municipal Friedenreich. Mas afinal, quem foi este jogador brasileiro do início do século XX? Depoimento do professor da UERJ e pesquisador de futebol, Ronaldo Helal. Confira aqui.
Apresentação, produção e edição: Rafael Leivas
Ano: 2012
Coordenação: Marcelo Kischinhevsky
Produção: AudioLab Uerj – Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS UERJ).
Mestre Helal:
Já tem quase dois anos que descobri, no acervo da Editora Gol (do jornalista Milton Pedrosa, que ganhei por amizade com os filhos-herdeiros do riograndensedonorte) a autobiografia de Arthur Friedenreich e mais de cem fotos centenárias, nas quais o craque e seu ghost-writer Paulo Várzea identificavam com zelo. Descobri com isso que o nosso craque-mulato planejava com cuidado e numa surdina inexplicável o lançamento da sua biografia no começo dos anos 1970. Na documentação que integra essa preciosidade, “o santo graal do futebol brasileiro” – no dizer do jornalista Guilherme Roseguini, que me entrevistou sobre a descoberta para o Esporte Espetacular –, o contrato de edição de Dª. Joana com Milton, além de cartas de Araken Patusca e Afrodísio Xavier, mais dedicatória manuscrita de Leônidas da Silva. De lá pra cá, tentei de tudo para lançar o livro. O marketing do São Paulo FC me contatou mas “não tem dinheiro”. O CA Paulistano nem me respondeu. E a Ambev me disse não em menos de 24 horas, alegando que o escopo do seu marketing não completava projetos como o meu. Logo ela, a quem “El Tigre” dedicou 25 anos de sua vida, como garoto-propaganda depois de pendurar as chuteiras.
Saudações Botafoguenses,
Cesar Oliveira
Caro Cesar,
Espero que consiga publicar este tesouro. Fico na torcida.
Abração,
Ronaldo
Estamos na luta, Mestre!
Boa noite,
A obra sobre a vida de Arthur Friedenreich foi redigida por meu avô, Paulo Várzea, amigo do craque e jornalista esportivo.
A obra completa e finalizada encontra-se com minha família, em especial com minha mãe, herdeira e detentora dos direitos autorais e das reais informações a respeito. Grande acervo com fotos inéditas que serão publicadas oportunamente.
Grata pela atenção,
Viviane
Oi, Viviane. Que incrível! Imagino que seja um acervo belíssimo. Esperamos que possa ser publicado em livro ou outro formato assim que possível. Parabéns.