O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/UERJ), coordenado pelo professor Ronaldo Helal, divulga Golzinho Feminino. É um evento organizado pelo movimento Torcedores e Torcedoras pela Democracia, em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos das Mulheres.
Dia: 30/03/19, sábado
Horário: às 9h
Local: Quinta da Boa Vista. RJ/RJ
Presenças confirmadas:
Marisa Pires.
Martinha
Denise
Andrea kall
Fia
Marilza
Maristela Gomes
Pretinha
Pelezinha
ORGANIZAÇÃO: Torcedore?s Pela Democracia
Apoio: Comitê Executivo de Fomento ao Futebol Feminino – Lei Marisa Pires
Por 40 anos, o futebol feminino foi proibido no Brasil, pois era considerado desporto incompatível com a natureza das mulheres. A luta delas por igualdade e direitos na sociedade – como o acesso à educação e ao voto, dentre outros – se conecta com a luta contra a restrição de direitos dentro do futebol.
As mulheres estão nos estádios, nas torcidas organizadas, na arbitragem, elas são atletas, narradoras de jogos, treinadoras, jornalistas… Conquistam importantes espaços.
Porém, a luta pela igualdade continua: contra o machismo, o assédio sexual, o preconceito, a falta de visibilidade e investimentos no futebol feminino e outras expressões da desigualdade entre homens e mulheres.
A emergência de movimentos de torcedoras e torcedores que lutam pela cultura futebolística popular e a instituição da Lei Estadual n. 7576/2017, Lei Marisa Pires, de Fomento ao Futebol Feminino, da deputada estadual Enfermeira Rejane, são exemplos de vitórias a serem celebradas.
Para comemorar esta e outras vitórias, esse movimento criou o evento Golzinho Feminino, em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos das Mulheres!
Jogue, leve a camisa do seu time e a sua bandeira.
Após o bate-bola, haverá uma roda de conversa com as atletas e treinadoras presentes.
*Texto publicado em Torcedores e Torcedoras pela Democracia no dia 18 de março de 2019.