No último domingo, dia 05, a atriz brasileira Fernanda Torres – filha da atriz Fernanda
Montenegro – ganhou o Prêmio Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme Dramático, por sua atuação em “Ainda Estou Aqui” (“I’m Still Here”).
A atriz Fernanda Torres posa com o troféu de Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025 — Foto: Robyn Beck/AFP.
A atriz Fernanda Torres posa com o troféu de Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025: artista é celebrada pelo trabalho no filme ‘Ainda estou aqui’ — Foto: Robyn Beck/AFP (Fonte: O Globo)Os brasileiros comemoraram esse prêmio inédito da atriz brasileira como se fosse uma medalha de ouro olímpica. O povo brasileiro também comparou o Globo de Ouro com o prêmio de melhor jogador do mundo no The Best Fifa de 2024, conquistado pelo jogador Vinícius Júnior. Por conta disso, o Time Brasil e a Cazé TV fizeram memes para ilustrar essas comparações. O Brasil – considerado o país dos memes – não deixou esse momento histórico de fora (primeira atriz brasileira a conquistar o Globo de Ouro). Sua mãe, Fernanda Montenegro foi indicada em 1999 por sua atuação no filme “Central do Brasil”. Mas o prêmio ficou com a atriz Cate Blanchett.
Fernanda Torres é homenageada com meme de Medina. Foto: Time Brasil. Fonte: Globo Esporte.
Montagem de Fernanda Torres ao lado de Vinicius Junior. Fonte: Instagram da Cazé TV.
Aproveitando o hype desse assunto, alguns filmes, documentários e séries sobre esporte, como “Dear Basketball”, “Rocky – Um Lutador”, “Touro Indomável”, “Um Sonho Possível”,
ganharam prêmios renomados do cinema, foram destaque em suas estreias e foram aclamados pela crítica cinematográfica. Quando se encontram, a arte e o esporte criam grandes sucessos para a cultura. De Rocky (1976) a Senna (2024), foram listados a seguir alguns destaques:
BASQUETE
- Arremessando Alto (2022)
“Um olheiro de basquete azarado encontra um jogador com um grande potencial e se esforça para mostrar ao mundo que os dois merecem chegar à NBA.”
Onde assistir*: Netflix
- Dear Basketball (2017)
“Kobe Bryant foi um dos maiores jogadores de basquete de sua geração, durante os seus vinte anos de carreira ele jogou pelo Los Angeles Lakers e consagrou-se como um dos maiores ídolos do time ao lado de Magic Johnson. No dia 29 de novembro de 2015, ele anunciou sua aposentadoria através de uma carta publicada na Players Tribune. O conteúdo histórico do documento ganha vida nas mãos do animador Glen Keane.”
Onde assistir: Youtube
Ex-jogador da NBA Kobe Bryant recebeu o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.
- The Queen of Basketball (2021)
“Lusia Harris reflete sobre seu tempo como estrela do basquete universitário, durante o qual ela e seu time, a Delta State University, venceram três campeonatos nacionais e ganhou uma medalha de prata com a seleção nacional feminina de basquete dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Verão de 1976.”
Onde assistir: Youtube
- Space Jam
“Alienígenas querem que Pernalonga e sua turma tornem-se a principal atração de um parque de diversões. Prestes a ser capturado, Pernalonga propõe um jogo de basquete em troca de sua liberdade. E, para enfrentar o temível time alienígena, o coelho convoca um importante reforço, uma conhecida estrela do basquete americano.”
Onde assistir: Max e Prime Video
- Coach Carter – Treino para a Vida
“O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.”
Onde assistir: Prime Video
- The Last Dance (2020)
“Esta série documental relata a ascensão da superestrela Michael Jordan e dos Chicago Bulls dos anos 90, através de imagens inéditas da época de 1997/1998. A série que segue Michael Jordan, Phil Jackson e outros no seu auge ‘encestou’ o Emmy de Melhor Série Documental.”
Onde assistir: Netflix
- Campeões (2023)
“Na comédia dramática Campeões, Marcus (Woody Harrelson) é um ex-técnico profissional de basquete que, como parte de seu serviço comunitário, é ordenado pelo tribunal a trabalhar com uma equipe de jogadores com deficiência intelectual. Logo de cara, Marcus tem várias dúvidas sobre a capacidade do time, e não acredita no potencial dos jogadores. Porém, com o tempo, o técnico teimoso e cabeça-quente começa a perceber que, trabalhando em equipe, o time pode chegar mais longe do que ele imaginava. Com direção de Bobby Farrelly, o elenco também conta – além de Harrelson – com Ernie Hudson, Cheech Marin, Kaitlin Olson e Matt Cook.”
Onde assistir: Prime Video e Apple TV
FUTEBOL AMERICANO
- A Grande Escolha (2014)
“A equipe de futebol americano Cleveland Browns está tendo uma péssima temporada, e o gerente do time, Sonny Weaver Jr. (Kevin Costner), está ameaçado de demissão. No tradicional dia de contratação de novos talentos, Sonny deve provar ao mundo dos esportes que é capaz de trazer os melhores nomes para a sua equipe.”
Onde assistir: Prime Video
- Duelo de Titãs (2000)
“Herman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.”
Onde assistir: Disney +
- Um sonho possível (2009)
“Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.”
Onde assistir: Max e Prime Video
- O Invencível (2006)
“Vince Papale (Mark Wahlberg) passou por maus bocados na vida: perdeu o emprego de professor substitudo por cortes de orçamento e foi abandonado pela esposa. Trabalhando como barman, sua paixão é jogar futebol com os amigos e torcer pelo seu time, Philadelphia Eagles. Quando o novo técnico do Eagles, Dick Vermeil (Greg Kinnear), anuncia que ele vai abrir testes para a seleção do time, Vince se inscreve e é escolhido, se tornando o novato mais velho, com 30 anos de idade, sem formação acadêmica em futebol americano, a entrar em um time da NFL.”
Onde assistir: Disney +
- Desafiando Gigantes (2006)
“Em Desafiando Gigantes, Grant Taylor (Alex Kendrick), técnico do Shiloh Eagles há seis anos, nunca conseguiu levar sua equipe ao título da temporada. Além do mau desempenho no trabalho, Grant precisa enfrentar outros problemas graves em casa. Quando tudo parece estar prestes a ir por água abaixo, uma intervenção divina muda o seu destino.”
Onde assistir: Netflix
- Um Homem entre Gigantes (2015)
“Dr. Bennet Omalu (Will Smith), neuropatologista forense, diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano e, investigando o assunto, descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expôr para o mundo a grave situação, ele trava uma guerra contra a poderosa NFL.”
Onde assistir: Max e Prime Video
BEISEBOL
- O Homem que Mudou o Jogo (2011)
“Baseado em fatos reais, O Homem que Mudou o Jogo é a história de Billy Beane (Brad Pitt), gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolve um sofisticado programa de estatísticas para o clube, fazendo com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.”
Onde assistir: Apple TV e Prime Video
PATINAÇÃO ARTÍSTICA
- Eu, Tonya (2017)
“Desde muito pequena exibindo talento para patinação artística no gelo, Tonya Harding (Margot Robbie) cresce se destacando no esporte e aguentando maus-tratos e humilhações por parte da agressiva mãe (Allison Janney). Entre altos e baixos na carreira e idas e vindas num relacionamento abusivo com Jeff Gillooly (Sebastian Stan), a atleta acaba envolvida num plano bizarro durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. Baseado em fatos reais.”
Onde assistir: Netflix
AUTOMOBILISMO
- Ford vs. Ferrari (2019)
“Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.”
Onde assistir: Disney + e Prime Video
- Rush – No Limite da Emoção (2013)
“O mundo sexy e glamouroso da Fórmula 1 é mobilizado principalmente pela rivalidade existente entre os pilotos Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth). Eles possuíam características bem distintas: enquanto Lauda era metódico e brilhante, Hunt adotava um estilo mais despojado, típico de um playboy. A disputa entre os dois chegou ao seu auge em 1976, quando ambos correram vários riscos dentro do cockpit para que pudessem se sagrar campeão mundial de Fórmula 1.”
Onde assistir: Prime Video
- Senna (2024)
“A minissérie Senna conta a história de Ayrton Senna, herói brasileiro dentro e fora das pistas da Fórmula 1. Ao longo de seis episódios, a produção mergulha na trajetória do piloto com um olhar intimista acerca de Ayrton, interpretado pelo ator Gabriel Leone, como piloto e como pessoa, contando com a colaboração ativa de sua família no desenvolvimento da série. A trama de Senna se desenrola a partir da largada da carreira do automobilista, partindo para a Europa pela primeira vez para correr na Fórmula Ford, e acompanha sua jornada, entre os desafios das pistas, os movimentos estratégicos nas trocas de escuderia, dos seus relacionamentos e do peso de ser uma figura pública tão significativa para sua terra-natal. A série também retrata o trágico acidente que tirou sua vida e deixou um país inteiro de luto, no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.”
Onde assistir: Netflix
TÊNIS
- King Richard: Criando Campeãs (2021)
“King Richard: Criando Campeãs é um filme biográfico inspirado em Richard Williams, pai das famosas tenistas Serena Williams e Venus Williams. Obstinado em fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis, Richard (Will Smith) usa métodos próprios e nada convencionais, seguindo a visão clara de futuro que construiu para as filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney). Determinado, o pai das garotas vai fazer de tudo para que elas saiam das ruas de Compton para as quadras do mundo todo. Armado com plano ousado, Richard Williams trabalha para escrever suas filhas na história. Treinando nas quadras de tênis negligenciadas de Compton, Califórnia – faça chuva ou faça sol – as meninas são moldadas pelo compromisso inflexível de seu pai e pela perspectiva equilibrada e intuição aguçada de sua mãe, desafiando as probabilidades aparentemente intransponíveis e as expectativas prevalecentes diante delas. King Richard segue a jornada edificante de uma família cuja determinação inabalável e crença incondicional acaba por entregar duas das maiores lendas do esporte do mundo.”
Onde assistir: Max e Prime Video
- A Guerra dos Sexos (2017)
“Uma disputa de tênis entre o ex-campeão Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder da classificação mundial Billie Jean King (Emma Stone) se torna centro de um debate global sobre igualdade de gêneros. Presos sob a atenção da mídia e com ideologias diferentes, Riggs tenta reviver as glórias do passado, enquanto King questiona sua sexualidade e luta pelos direitos das mulheres.”
Onde assistir: Disney +
LUTAS
- Touro Indomável (1980)
“O pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de “o touro do Bronx”, sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo. Todos ao seu redor são afetados por seu comportamento auto-destrutivo, como seu irmão e empresário Joey LaMotta (Joe Pesci) e sua esposa Vickie (Cathy Moriarty).”
Onde assistir: Prime Video
- Rocky (1976)
“Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como “cobrador” de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a idéia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário. Mas Rocky decide treinar de modo intensivo, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.”
Onde assistir: Prime Video
- Creed: O Legado de Rocky (2015)
“Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu o pai, Apollo Creed, que faleceu antes de seu nascimento. Ainda assim, a luta está em seu sangue e ele decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Após muito insistir, Adonis consegue convencer Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e, enquanto uma luta pela glória, o outro luta pela vida.”
Onde assistir: Prime Video
- A menina de ouro (2004)
“Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.”
Onde assistir: Prime Video
- Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)
“Em Karatê Kid – A Hora da Verdade, Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Daniel. Mas o brilho de conseguir a garota e se livrar da gangue acaba diminuindo aos olhos de Johnny que, para aprender karatê, segundo o mestre Miyagi, precisa antes aprender com tarefas básicas e nada legais. No entanto, à medida que vai aprendendo a arte marcial, Daniel também aprende importantes lições de vida.”
Onde assistir: Max
RUGBY
- Invictus (2009)
“Depois do fim do Apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação por meio da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela junta forças com Francois Pienaar, capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time local na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.”
Onde assistir: Max
Quando a arte e o esporte se encontram, quem ganha é a sociedade. Além de entreter as pessoas, alguns desses filmes e dessas séries são baseados em fatos reais, o que preserva a memória dos acontecimentos esportivos e narra histórias marcantes. O esporte pode ser entendido como um fato social³, que contribui para a compreensão das práticas existentes e que atua como um reflexo do que ocorre na sociedade. Sendo assim, o esporte é um fenômeno que merece e precisa ser estudado com o objetivo de entender o comportamento e os mecanismos presentes no mundo contemporâneo.
Notas
¹ Disponível em: Fernanda Torres se torna a primeira atriz brasileira a ganhar o globo de ouro. Acesso em: 07 de janeiro de 2025.
² Disponível em: 10 filmes de esporte que se destacaram no Oscar. Acesso em: 07 de janeiro de 2025.
³ Fato social, para Émile Durkheim, consiste em modos de agir, pensar e sentir externo ao indivíduo, que são investidos com um poder coercivo capaz de exercer um controle sobre ele (DURKHEIM, 1895).
Referências
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo : Abril Cultural, 1978. (Coleção Os pensadores).
HELAL, R. Esporte, Indústria Cultural e Teoria da Comunicação. Memórias do Congresso Mundial de Educação Física – AIESEP 1997, Universidade Gama Filho, Rio d, v. 1, p. 507-516, 1998.
Referências on-line (sites)
Sinopses | Adoro Cinema
Após vitória no Globo de Ouro, fãs de Fernanda Torres fazem campanha por festa em aeroporto | O Globo
*”Onde assistir” de todos os filmes foi baseado na disponibilidade dos streamings citados até a data de publicação desse texto.