O Fluminense enfrentou o Bahia nas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida aconteceu no dia 28/08 na Arena Fonte Nova e o Bahia venceu o Fluminense por 1 a 0, com gol de Juba. Já o jogo de volta aconteceu, na última quarta, 10/09, no Maracanã e o tricolor das Laranjeiras venceu o time baiano por 2 a 0 com gols de Canobbio e Thiago Silva, garantindo a vaga na semifinal da competição.
Sobre o resultado dos jogos, acredito que todo mundo – ou grande parte – já sabia. O que talvez nem todo mundo saiba é que o Fluminense detém o direito exclusivo do termo “tricolor”. Apesar de o Bahia ser conhecido como tricolor baiano, o São Paulo como tricolor paulista e o Grêmio como tricolor gaúcho, o time carioca possui a marca registrada (nº 810516063) no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) desde 1981, com validade até 2033, podendo ser renovada.
Registro da marca “Tricolor” no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) desde 1981 — Acesso em: 11 de setembro de 2025. Disponível em: https://busca.inpi.gov.br/pePI/jsp/marcas/Pesquisa_num_processo.jsp.
Há 120 anos, após vencer a concorrência da camisa azul (as cores azul-escuro e azul-claro foram levadas para votação), o Fluminense passou a adotar o uniforme verde, branco e grená e aproveitou para registrar a patente do termo “tricolor”. Assim, qualquer time que queira usar a expressão “tricolor” deveria pedir autorização ao Fluminense. No entanto, por questões de amizade e de respeito entre as instituições, essa autorização não é necessária e o termo faz referência a clubes que possuem três cores, como o Bahia, o São Paulo e o Grêmio.
Então, o que muitos achavam que era papo de torcedor, na verdade é um fato que está registrado na lei. Por conta disso, nunca fez tanto sentido a frase do escritor e jornalista Nelson Rodrigues[1]: “O Fluminense é o único time tricolor do mundo. O resto são só times de três cores”.
Referências
Camisa tricolor do Fluminense faz 120 anos após vencer concorrência azul e com termo exclusivo por lei | Globo Esporte
Instituto Nacional da Propriedade Industrial | Ministério da Economia
[1] Nelson Rodrigues era torcedor declarado do Fluminense, que inaugurou um busto em homenagem ao escritor na sede do clube, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro.