Durante o congresso de comunicação INTERCOM-2015, O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte entrevistou pesquisadores que fizeram parte do grupo de debate “Comunicação e Esporte”. Dentre eles, Anderson Gurgel Campos, jornalista de economia há 15 anos e professor da Mackenzie em São Paulo.
Anderson Gurgel Campos sempre se interessou por esportes, mas se fascinou de fato pelo tema quando passou a pesquisar a presença do marketing e do mundo dos negócios em grandes eventos esportivos. Autor do livro “Futebol S/A – A economia em campo”, Anderson analisa aspectos econômicos que cada vez mais fazem parte desse universo bem como o fato de muitos jornalistas esportivos terem considerável dificuldade ao abordar o esporte além da tática, da performance e do resultado.
“O Futebol S/A é um livro muito interessante, apesar de ter sido publicado em 2006, porque ele continua gerando oportunidades para eu falar sobre as dificuldades que o jornalismo tem para cobrir o esporte ‘além do esporte’ . Esporte é comunicação, política, economia, e, quando sai do campo óbvio, que é falar do resultado de um jogo, se foi falta ou não, bola na mão ou não, ainda temos muita dificuldade. O meu trabalho naquele momento era entender como o esporte conseguia gerar pautas econômicas.”

Nesta primeira parte do bate-papo com a equipe do LEME, Anderson Gurgel fala de todas essas implicações de mercado sobre o esporte, sobretudo no futebol, além de apresentar o seu foco atual de pesquisa: o aspecto imagético do esporte como um produto indissociável atualmente.
Para ver esse e outros vídeos produzidos pela nossa equipe, é só acessar nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/ComEspCul .