#RetrospectivaLEME: resistência negra no esporte

O racismo é um assunto que quase sempre está na pauta do esporte. Mesmo que alguns considerem que atos racistas não existam mais, o que vemos no dia a dia é algo bastante diferente. Neste post, vamos destacar produções do LEME em que este assunto foi abordado.

Racismo e esporte
No episódio 19 do Passes & Impasses, discutimos o tema com a ajuda de dois convidados especiais. O ex vice-presidente de Comunicação do Flamengo, Wellington Silva e o jornalista e pesquisador Emerson Esteves. Durante o programa, tratamos de recentes casos de racismo no cenário esportivo.

Black Lives Matter
Em 2020, o movimento conhecido como Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) ficou novamente em evidência, principalmente após os acontecimentos nos EUA envolvendo George Floyd e Daniel Prude, ambos assassinados. Diversos atletas expuseram sua indignação e realizaram protestos para homenagear essas vidas ceifadas brutalmente. A pesquisadora Karla Ehrenberg escreveu um texto para o blog do LEME abordando esses protestos e sua relação com o marketing social das empresas.

Racismo fora das quatro linhas
No texto de Emerson Esteves, o pesquisador aborda um tema pouco questionado. O racismo no futebol fora do campo, mais precisamente no setor administrativo e em cargos de liderança e comando. Exemplo disso é que, em outubro de 2020, não tínhamos treinadores negros no comando dos times da elite do futebol brasileiro.

Negros na natação
Em setembro de 2020, foi ao ar uma reportagem no Esporte Espetacular que mostrou como ainda é escassa a participação de atletas negros nas piscinas. Segundo a reportagem, desde 1920, primeira Olimpíada em que o Brasil participou, tivemos apenas 10 nadadores negros. A partir dessa matéria, André Tavares, em seu texto para o blog do LEME, explorou esta questão, ressaltando a importância da discussão social sobre ela.

Deixe uma resposta