O período de inscrições em disciplinas no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UERJ 2025.2 está aberto até o dia 15 de julho. O programa aceita inscrições de alunos (as) internos (as), externos (as) e como ouvintes. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do PPGCom.
Ouvintes com interesse nas disciplinas devem fazer contato diretamente com o docente antes de realizar a inscrição. Os e-mails de contato também estão disponíveis no site do PPGCom.
Conheça os cursos que serão ofertados em 2025.2 pelos professores e pesquisadores do LEME:
Disciplina: Tópicos Especiais em Comunicação e Esporte (2025.2)
Professores: Ronaldo Helal e Leda Maria da Costa
Créditos: 4
Horário: Segunda-feira – 18 horas
Local: PPGCom – UERJ
Ementa: O curso tem por objetivo apresentar um resumo da história e consolidação do campo acadêmico relativos aos estudos sobre esporte de massa – particularmente o futebol – no país discutindo seus principais dilemas e debates. Serão abordados temas tais como: os recursos acionados pela mídia esportiva na construção da identidade nacional por meio do esporte; a relação entre futebol e arte, a participação das mulheres no universo futebolístico; os coletivos de torcidas que se articulam em torno das pautas sociais como as torcidas LGBTQIAPN+ e os movimentos de mulheres torcedoras.
PROGRAMA
1. Sociologia do Esporte e Sociologia da Cultura de Massa
1.1. Sociologia do Futebol no Brasil
2. Esporte como um drama
2.1 Universo do futebol brasileiro
2.2 Futebol: instituição zero
3. Futebol, Nação e o debate em torno do livro O Negro no Futebol Brasileiro de Mário Filho
3.1 Sociologia, História e romance na construção da identidade nacional através do futebol
3.2 A recepção crítica da primeira edição de O negro no futebol brasileiro de Mário Filho
4. Futebol, arte e nação
4.1 O Modernismo brasileiro e o futebol-arte
4.2 O futebol na teledramaturgia brasileira
5. Futebol, imprensa e nação: reflexões sobre o país do futebol
5.1 As novas fronteiras do país do futebol
5.2 O sequestro e o “de sequestro” do verde e amarelo
6. Visões de fora sobre nós
6.1 Jogo bonito: Imprensa argentina e seleção brasileira
6.2 Exotismo e irracionalidade: Imprensa francesa e seleção brasileira
6.3 Futebol de prosa x futebol de poesia: imprensa italiana e seleção brasileira
7. Futebol feminino e os mundos do trabalho
7.1 Mulheres jogadoras
7.2 Mulheres no jornalismo esportivo
8. E eu não sou uma torcedora?
8.1 Torcedoras nos primeiros anos do futebol no Brasil
8.2 Movimentos e coletivos de torcedoras
9. Torcedores de futebol e as pautas políticas do ativismo esportivo
9.1 A politização do futebol
9.2 Torcidas LGBTQIAPD
Disciplina: Comunicação, Lazer e Entretenimento
Professores: Fausto Amaro, Vania Fortuna e Maria Helena Carmo
Créditos: 4
Horário: Sexta-feira – 15 horas
Local: PPGCom – UERJ
Ementa: Cidade, consumo e lazer. (Mega)eventos como ambientes de consumo e
entretenimento. Mídia e construção de imaginários do lazer. Práticas de lazer e
produção de identidades. Consumos de entretenimento nos meios de comunicação.
Sociabilidades do consumo. Entretenimento, consumo e globalização. A
mercantilização do espaço urbano. As trocas simbólicas mediadas pelo consumo.
PROGRAMA (sujeito a alterações):
Apresentação da disciplina
Unidade 1 | Fundamentos
1.1 Lazer e entretenimento (conceitos)
1.2 Estetização do mundo
1.3 Construção do gosto
1.4 Enfoque metodológico (análise do discurso)
Unidade 2 | Discussões contemporâneas
2.1 Redes sociais e entretenimento digital
2.2 Festivais enquanto espaços de lazer e consumo
2.3 Megaeventos e branding urbano
2.4 Lazeres globalizados (ênfase no futebol)
Unidade 3 | Interfaces
3.1 Cidades sustentáveis
3.2 Cidades olímpicas
3.3 Cidades criativas
Unidade 4 – Encerramento do curso
Apresentação das propostas de artigos finais
Para mais informações, acesse o site do PPGCom ou envie um e-mail para ppgcomunic@gmail.com.