LEME participa do I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro em Florianópolis

Na primeira semana de agosto, entre os dias 5 e 7, o LEME marcou presença no I Encontro INCT Estudos do Futebol Brasileiro: Produções e epistemologias futebolísticas e IV Simpósio de Futebol do NAVI, que ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis. O evento reuniu pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outros países, como Carmen Rial (PPGICH/UFSC), Mariane Pisani (UFPI), Leda Maria da Costa (LEME/UERJ), Felipe Lopes (Unicamp), Silvio Ricardo da Rocha (UFMG), Veronica Moreira e Pablo Alabarces (UBA), entre outros.

O Encontro teve o objetivo de promover debates sobre temáticas relacionadas ao futebol, refletindo sobre sua interdisciplinaridade, impactos sociais e o fortalecimento de redes e de relações de trabalho. As mesas e os grupos de trabalho contemplaram quatro grandes linhas de pesquisa: Futebol comunitário e de várzea; Mídias, torcidas e movimentos antirracistas no futebol; Produção e carreiras de futebolistas; Futebol de mulheres, indígena, paralímpico e LGBTQIA+.

A pesquisadora e professora do LEME/UERJ Leda Maria da Costa participou como debatedora da mesa “Futebóis de mulheres, de indígenas, paraolímpico e LGBTQIA+”, a qual contou ainda com Flávio Cavalcanti Pinto do Amaral (Atleta), Geisa Farini (Engenheira de Software e paratleta do futebol de 7) e os coordenadores Profa. Dra. Caroline Soares de Almeida e Wagner Xavier de Camargo.

 

Leda Maria da Costa participa da mesa “Futebóis de mulheres, de indígenas, paraolímpico e LGBTQIA+”.

A participação do LEME foi marcada ainda por pesquisadores e bolsistas que apresentaram resumos sobre as pesquisas desenvolvidas no laboratório. A bolsista Qualitec Camila Augusta Pereira e o bolsista de extensão Kauhan Fiaux apresentaram resultados iniciais do estudo sobre as Torcidas Autistas do Rio de Janeiro; Leda Maria da Costa e Anabella Léccas apresentaram o trabalho “Exaltação dos homens em passarela, a revista do futebol feminino (1984)”; o bolsista de iniciação científica Breno França apresentou o trabalho “Jogadores, ditadura e futebol, no Brasil: Entre memórias e esquecimentos”, que assina com o coordenador do LEME, Prof. Ronaldo Helal; o trabalho “Mídia, poder e futebol: o processo de constituição das sociedades anônimas do futebol (SAF)” foi apresentado pelo pós-doutorando Irlan Simões; e os pesquisadores Nicolas Cabrera e Raquel Sousa apresentaram resultados do estudo “Violência(s) no futebol brasileiro: uma aproximação a partir das coberturas midiáticas”.

Equipe LEME apresenta pesquisas.

A mesa de encerramento do evento contou com a palestra do Prof. Dr. Pablo Alabarces (UBA) e com uma homenagem à professora Simoni Lahud Guedes, pioneira nas pesquisas sobre futebol e ciências sociais, que faleceu em 2019.

INCT – Futebol faz homenagem à professora Simoni Lahud Guedes.

O evento inaugurou o primeiro grande encontro entre os membros do INCT- Futebol, cuja sede está localizada na Universidade Federal de Santa Catarina. O instituto foi criado em 2022, sendo coordenado por Carmen Rial e Mariane Pisani.

Deixe uma resposta