Na última quarta-feira (14), o Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) esteve presente na 4ª edição do Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação do planeta, que neste ano foi sediado no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. Para representar o LEME, o Observatório Social do Futebol apresentou sua linha de pesquisa sobre as redes multi-clubes do futebol mundial em um dos estandes do evento.
Equipe do LEME e do Observatório Social do Futebol presentes no Rio Innovation Week 2024
Com um material inovador para o segmento da pesquisa, o grupo formado pelos pesquisadores do LEME Fausto Amaro, Irlan Simões, Leda Maria da Costa, Nicolas Cabrera e Raquel Sousa exibiu um mapa interativo, em que o público tinha liberdade para navegar entre os diversos conglomerados de clubes que existem atualmente no planeta. Organizados conforme o grupo o qual fazem parte, os clubes de mesma propriedade eram ligados por uma linha no mapa, e ao clicar em seus escudos, o público tinha acesso a informações mais detalhadas sobre a holding, como nome do dono ou do grupo proprietário, clubes integrantes da rede e fundação dos clubes do grupo.
A apresentação contou com um mapa interativo sobre a rede multi-clubes
A chamada rede multi-clubes diz respeito à nova estrutura de negócios do futebol, em que dois ou mais clubes de diferentes partes do globo são comprados e passam a fazer parte de um grupo com objetivos esportivos e metas empresariais unificadas. Essa é uma das linhas investigadas pelo Observatório Social do Futebol, que busca pensar questões tocantes sobre a organização do futebol no Brasil, como a elitização dos estádios, a violência no futebol e as dinâmicas empresariais no esporte, transpondo os muros da universidade.
O Rio Innovation Week representou uma oportunidade importante para o Observatório dialogar suas propostas com um público amplo. Para conhecer mais sobre o Observatório Social do Futebol, acesse a bio neste link ou pesquise por @observauerj no Instagram.