O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/UERJ), coordenado pelo professor Dr. Ronaldo Helal, esteve presente na XIX Mostra de Artes e Carpintaria de Comunicação Social, a Macacos Uerj. O evento aconteceu entre os dias 14 e 17 de abril, contando com exposições, mesas de debate e oficinas sobre vários temas a partir da perspectiva comunicacional.
No primeiro dia, a cobertura do laboratório foi realizada na mesa “Do olhar ao registro: o storytelling do cotidiano através da imagem” no auditório 93. A mesa contou com a participação da fotógrafa e produtora cultural Nayane Silva, do fotógrafo e artista visual João Teodoro e do fotógrafo, videomaker e editor de vídeos Fabiano Veneza. O debate foi mediado pelo professor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e do PPGCom da Uerj, Fernando Gonçalves.
A oficina de tranças foi realizada, no dia seguinte, com participação especial da coordenadora do LEME e professora na Faculdade de Comunicação Social da UERJ, Leda Maria da Costa. As convidadas que comandaram a oficina do evento foram as alunas de Relações Públicas da UERJ e trancistas, Dayane Pimenta e Alana Barbosa.
No último dia do evento, o laboratório marcou presença na cobertura da oficina “Folclore e Memória”, que buscou entender o conceito dessa palavra no ponto de vista da comunicação. Com o entendimento da parte teórica, o termo foi ensinado como meio de resistência das classes populares e a prática trabalhou com objetos que despertassem memórias nos participantes presentes.
A oficina contou com os ministrantes Andriolli Costa, professor da FCS/UERJ e Matheus Schwab, doutorando do PPGCom/UERJ.