Vida de Papa Francisco: amor, fé e futebol

Jorge Mario Bergoglio era torcedor do San Lorenzo — Foto: Getty Images

 

O mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio no dia 21 de abril de 2025. Não é surpresa que o legado do Papa Francisco foi emblemático, caracterizado pela simplicidade, humildade e dedicação aos pobres. Mas sua vida também foi marcada pela paixão ao futebol.

O pontífice foi o primeiro sul-americano escolhido para liderar a Igreja Católica na história e, quando eleito, em 2013, seu fervor pelo San Lorenzo de Almagro veio à tona. Antes de ser Papa, Bergoglio foi arcebispo de Buenos Aires, na Argentina. Sua base foi a Catedral Metropolitana, onde fica localizado o túmulo de José de San Martín, general argentino importante contra o domínio espanhol na Argentina, Chile e Peru.

O San Lorenzo tem a sede atual localizada no bairro de Flores, onde Jorge Mario nasceu e foi criado. O pai do argentino, Mario Giuseppe, era italiano e se mudou para a Argentina, onde atuou como jogador de basquete no time de Almagro. Mario levava Jorge para partidas no estádio e, aos poucos, o amor do filho pelo clube era criado.

Quando o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, e depois Francisco I, foi anunciado, o diário argentino “Olé” celebrou a escolha com o título “La mano de Dios” e o subtítulo “Maradona, Messi… e agora Jorge Mario Borgoglio, eleito como o novo Papa”. A alusão foi em homenagem ao gol de mão marcado por Maradona na Copa de 1986, quando a Argentina bateu a Inglaterra por 2 a 1.

 

Na capa, ‘Olé’ faz alusão ao gol de Maradona com a mão na Copa de 1986 (Foto: Reprodução / Olé.ar)

 

Após sua nomeação como Papa, a equipe do San Lorenzo fez uma homenagem ao pontífice, ao entrar em campo usando uma camisa com a imagem de Francisco e os dizeres “Papa Francisco, rezamos por Ti. Reza por nós”. Após isso, Bergoglio escreveu uma declaração na carta enviada ao clube, dizendo que, aos 10 anos de idade, foi em todas as partidas da campanha do título argentino de 1946.

A imprensa argentina ainda relembrou que o sacerdote responsável por celebrar a missa do centenário do clube, em 2008, foi o ex-arcebispo de Buenos Aires, Papa Francisco. Época em que o religioso ganhou a carteira de sócio do clube de Almagro. O número da carteirinha era 88235, coincidentemente, a mesma sequência numérica da idade e do horário do óbito do Papa: 88 anos e 2h35 (horário da Argentina).

 

Carteirinha de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo — Foto: San Lorenzo

 

No segundo ano do papado de Francisco, em 2014, o San Lorenzo conquistou pela primeira vez na história a Copa Libertadores da América. O time argentino sofreu em casa, levou bola na trave, mas faturou o título inédito graças ao gol de pênalti de Néstor Ortigoza no Nuevo Gasómetro. Por causa da conquista, a delegação viajou até Roma e levou o troféu da competição para mostrar ao pontífice.

 

Elenco do San Lorenzo levou taça da Libertadores para audiência com o Papa Francisco — Foto: Getty Images

 

Desde então, homenagens ao Papa Francisco se tornaram comuns, tanto em jogos do San Lorenzo, quanto da Seleção Argentina. Durante o período do seu papado, os argentinos conquistaram a Copa do Mundo de 2022 e a Copa América de 2021 e de 2024. Além disso, o atual presidente do clube, Marcelo Moretti, quer batizar o novo estádio do San Lorenzo de “Estádio Papa Francisco”. Moretti revelou que o pedido foi feito pessoalmente ao falecido pontífice no Vaticano em 2024 e que ele havia autorizado.

De acordo com a CNN Brasil [1], o projeto do estádio, apresentado em 2021, tinha previsão de conclusão da obra para 2023. No entanto, houve uma série de atrasos e a entrega pode acontecer em 2026 para o bairro de Boedo. O espaço poderá  receber até 50 mil torcedores e fica no mesmo local do antigo estádio Viejo Gasómetro.

 

Foto: X do San Lorenzo

 

Papa Francisco se tornou uma espécie de amuleto para a torcida do San Lorenzo — Foto: Getty Images

 

Torcida argentina colocou o Papa Francisco como amuleto durante campanha na Copa de 2022 — Foto: Getty Images

 

[1] Novo estádio do San Lorenzo se chamará “Papa Francisco”. Disponível no site da CNN Brasil. Acesso em: 24 de abril de 2025.

Referência

PART, Michael. O Papa que ama o futebol. Tradução: Heloísa Leal. 1ª edição – Rio de Janeiro: Valentina, 2014.

Acessos

Papa Francisco e San Lorenzo: uma história de amor e fé | Ludopédio

Papa Francisco era um apaixonado pelo San Lorenzo; relembre relação | Globo Esporte

Argentino, novo Papa torce para San Lorenzo de Almagro ‘até a medula’ | Globo Esporte

Novo estádio do San Lorenzo se chamará “Papa Francisco” | CNN Brasil

‘Papa Francisco deixa o legado da misericórdia e da compaixão’, diz padre Júlio Lancellotti | G1

A morte do Papa e a disputa do seu legado | Brasil de Fato

Morte do papa Francisco deixa legado de simplicidade e impõe dilema à Igreja Católica | Veja

Nos passos do Papa em Buenos Aires: conheça o circuito papal na cidade | CNN Brasil

“La mano de Dios”, coloca na capa do site o jornal esportivo Olé, da Argentina | NSC Total

San Lorenzo faz homenagem após morte do Papa Francisco, torcedor do clube; veja | Globo Esporte

Presidente do San Lorenzo quer estádio com nome do Papa Francisco: “Pedi autorização” | Globo Esporte

Deixe uma resposta